Unknown
Hoje vou mudar um pouquinho de assunto aqui no blog !
Quero comentar com vocês sobre os Altered books !
Vocês conhecem os altered books ou livros alterados ?
Descobri essa linda expressão de arte recentemente e me apaixonei !
Achei tão interessante a idéia e de fácil execução também.
Tive o primeiro contato através do site Art-e-zine que a minha querida Cari me indicou tempos atrás. O site é imenso, sempre que posso dou um pulinho até lá e dias atrás topei com os altered books !

Veja abaixo alguns exemplos que consegui no Art e Zine :









Todos da artista Christina Lazar Schuler in Nancy's book, se vc quiser visualizar todos entre nesse link

O que achei super interessante nesse tipo de arte é a liberdade que temos de criação sem se prender a nenhuma regra ou forma !
Os Altereds books são objetos de arte criados a partir de um livro já existente transformando-o com gravuras, colagens, carimbos,tintas ou de quaisquer outros meios que desejar.
O artista pode escolher um tema que direcione suas alterações no livro ou então pode ser sem ter um tema especifico que una as páginas, o objetivo é criar uma obra de arte que exprima seus sentimentos do que um "trabalho funcional" !
Os materiais e tecnicas envolvidos na criação são os mais variados possiveis : todos os tipos de papeis, tintas, imagens , fitas, materiais de scrapbooking artesanal ( como nos exemplos acima, alguns tem fitas e tags...), biscuits, praticamente tudo o que desejar !
Já vi até altered books com aquelas bonequinhas de plastico bem pequenas, é muito interessante !

Nas minhas pesquisas descobri dois grupos no Yahoo :

  • Livros Alterados : Esse é o primeiro grupo de artistas de livros alterados no Brasil. Entrei recentemente, espero aprender mais e trocar idéias com esse grupo.A owner Vera Lúcia me recebeu muito bem no grupo, gostei demais dela.
  • Altered Books : Create art using books, alter them! Esse em inglês, tem bastante coisa nos arquivos para começar, várias idéias e muitas fotos dos altered books dos integrantes do grupo, muito legal !
A principio achei o maior sacrilegio fazer isso com os livros, porém quantas vezes vi nos "sebos" de SP tantos livros que poderiam ser usados para isso, livros que ninguém se interessa mais em ler que de repente poderiam se transformar !
Me animei com a idéia, sou meio frustada por não me sentir habilidosa manualmente e com isso acredito que eu possa desenvolver minhas habilidades e deve ser um bom exercicio para estimular minha criatividade !
Já rodei pela casa procurando material, achei um monte de coisa, risos, já separei tudo e agora só falta o livro...pois os que tenho não dá para usar, risos, amo todos !!

Achei nesse site um artigo muito interessante sobre os sentimentos despertados ao se alterar um livro , no caso o autor Hélio Nunes para o artigo usa o termo "violar" o livro , indico para quem gostou do assunto, vc pode baixar na versão pdf .

Descobri também a Isaba - International Society of altered books artists - reunindo artistas do mundo todo para divulgar a arte do altered book. Eles possuem uma galeria imensa de vários membros , dá para passar horas por ali.

Deixo aqui alguns links interessantes :


  • Alterando a vida : Blog da Vera Lúcia, owner da Lista Livros Alterados que mencionei acima.
  • Go Make Something : É arte para todo lado nesse site, tem uma seção para altered books.
  • Art e Zine : Onde tive meu primeiro contato com o altered book, tem também muitas colagens, imagens vintage free para usar em trabalhos pessoais e muito mais, vale a pena conhecer.
  • Epinion : Nesse post a blogueira Paula comenta como fez seu primeiro altered book, bem legal .


Se vc tiver alguma dica para me dar ou se também faz altered books, entre em contato, vou adorar trocar idéias sobre isso !
Bom, é isso aí pessoal !
Bye !!!

Marcadores: | edit post
3 Responses
  1. Anonymous Says:

    Amei a idéia...de certa forma eu até já fazia um pouco disso, mas nunca pensei que pudesse ter o nome de arte..rsrs


  2. Anonymous Says:

    Ola Sabrina, nao ha quem nao se apaixone por livros alterados, tambem chamados de altered journal. Estou no meu segundo livro. E agora trabalhando o texto das paginas. É magnifico! bye!


  3. Adliz Jamile Says:

    Nossa Celly... Só agora que li este seu post, que está mais para artigo, rs! E amei... Eu ainda não comecei nenhum AB, mas quero MUITOOOO me iniciar... Até falei para a Andréa que quando o que ganhei em seu blog chegar, será um super estímulo, para começar o meu 1º... Não vejo a hora, rs!!!
    Beijocas